Dalí fotografado por Carl Van Vechtenem
29 de Novembro de 1939
Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech nasceu às 8h45 da manhã de 11 de Maio de 1904, no número 20 do carrer(rua) Monturiolin da vila de Figueres, Catalunha, Espanha.
O pai era o notário Salvador Dalí i Cusí (de remota origem árabe), confortavelmente instalado na classe média, figura popular da cidade e senhor de um carácter irascível e dominador.
A mãe, Felipa Domenech (cuja família de longínquas origens judaicas era oriunda de Barcelona), era uma plácida e carinhosa dona de casa, um pouco dada ao catolicismo.
A familia Dalí fotografada cerca de 1910 sobre os rochedos da praia de Llané, em frente de sua casa. Da esquerda para a direita: a tia Maria Teresa, a mãe e o pai do artista, Salavador, Tieta, irmã da mãe que se casará com o notário depois da morte desta última, Ana Maria, a irmã e a avó Ana. No barco está El Beti, o pescador que se ocupava dos barcos da família.
Salvador Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido sobretudo pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica.
Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação.
Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito.
Em 1921, a sua mãe morreu de cancro e passado um ano o pai casou-se com "Tieta", a irmã de Felipa, o que de certo modo teria magoado o jovem Dalí.
Em 1922, Dalí foi viver em Madrid, onde estudou na academia de artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas como um excêntrico, usando cabelo comprido e patilhas, casacos compridos, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho e meias altas, (num estilo reminescente de Oscar Wilde e dos seus seguidores estetas).
Dalí fez experiências com o cubismo(embora na época destes primeiros trabalhos cubistas ele provavelmente não compreendia por completo o movimento, dado que tudo o que sabia de arte cubista provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, ao tempo, em Madrid),